APRESENTAÇÃO


Quando em fins de 2010 eu iniciei esse espaço com o intuído de socializar as informações a respeito dos principais rios soteropolitanos e mostrar que não eram simples esgotos a céu aberto, pretendia em alguns meses concluir o trabalho de pesquisa e publicação, porém, com o tempo o projeto se mostrou bastante complicado em ser concluído pois além de tempo para a elaboração de cada postagem, demandaria também certa estrutura e apoio que eu não tinha e nem tenho para produzir um material mais completo e rico em informações para todos que acessam o blog em busca de informações.

E-mails foram enviados aos órgãos públicos que de certa forma poderiam contribuir para o enriquecimento do material aqui produzido, mas nem um deles retornaram minhas mensagens, sequer para dizer que não poderia disponibilizar qualquer material ou indicar como eu poderia está tendo acesso a esses matérias. Sendo assim utilizei como principal fonte de informações para elaborar esse espaço o belíssimo trabalho Caminhos das Aguas em Salvador: Bacias Hidrográficas, Bairros e Fontes (2010), organizado por Elisabete Santos, José Antônio Gomes de Pinho, Luiz Roberto Santos Moraes e Tânia Fischer. Porém, devido à falta de tempo e necessidades pessoais, em 2011 fui obrigado a para as publicações no blog, devido à falta de tempo, mas a vontade de prosseguir com esse espaço nunca foi abandonado por mim.

Em 2018, a completamente 8 anos depois que iniciei o blog, volto novamente a ele a fim de dar seguimento as publicações, ainda sem o tempo e recursos necessários (como câmeras fotográficas, drones, ajuda financeira para coletar as informações e fontes primarias, etc.) para poder produzir um material com maior qualidade, tanto ilustrativa como de informações. Ainda uso como principal ferramenta norteadora o estudo Caminho das Águas, já que nesse período quase nada de novo foi produzido em relação a hidrografia baiana, ao menos não de fácil acesso.

Nesse retorno ao blog resolvi não apenas me limitar aos rios de Salvador, mas também, na medida do possível e das possibilidades, falar a respeitos de mobilidade, história, sustentabilidade, cultura entre outras temáticas.

Conto com a ajuda, contribuição e sugestões de todos e todas para poder sempre melhorar e enriquecer ainda mais os conteúdos aqui publicado.

Salvador 26 de Setembro de 2018


Comentários

  1. Sou um defensor ferrenho do Meio Ambiete, mas também não sou contra o desenvolvimento, o que precisamos e concietizar a população, e nesse contexto cabe ao Estado assumir essa responsabilidade.No decorrer dos anos diversos rios vem sendo aterrados e considerados como valões de esgotos, ai é que se aproveitam os políticos inescrupulosos, para fazerem a política da boa vizinhaçao como fizeram com os barraqueiros do Imbui e jogaram a sugeira debaixo do tapete quando fizeram aquela obra, agraciando os barraqueiros assim como a obra da Vasco da Gama. Infelismente as nossas Leis Ambientais, são bonitas só no papel, pois o interesse econômico se sobrepõe ao coletivo, que o diga as lagoas que estão sendo aterradas ao longo da Avenida Paralela.

    Atenciosamente
    Sérgio Souza

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa e pelo resultado. Apenas uma sugestão: solicitar que professores de língua portuguesa façam uma revisão para tornar o trabalho livre de "impurezas gramaticais", e qualificar, ainda mais, esta publicação. Mais uma vez, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOM! PRECISO DE SEU CONTATO PRA PEGAR ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE UM TRABALHO QUE ESTOU FAZENDO. add ligia_sumi@hotmail.com. PARABÉNS PELO TRABALHO!

    ResponderExcluir
  4. Olá Alexsandro, tudo bem?

    achei sua pesquisa muito legal e sinto o mesmo que você. Tenho há algum tempo me engajado em procurar material e ações sobre os rios de Salvador e São Paulo (onde eu morava antes). Estou muito interessada em trocar figurinha sobre o assunto, contate-me no email anabeatrizhenriques@gmail.com para conversarmos!

    ResponderExcluir
  5. parabéns pelo maravilhoso trabalho, os nossos rios precisam ser salvos!

    ResponderExcluir
  6. Esse trabalho aqui realizado é muito necessário. Nunca deixe de atualiza-lo. Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário