Rio Jaguaribe

"Com suas nascentes nos bairros de Águas Claras, Valéria e Castelo Branco, o Rio Jaguaribe, cujo nome de origem tupi, significa ‘Rio das Onças’, percorre uma distância de, aproximadamente, 15,2km, passando pelo Jardim Nova Esperança, Cajazeiras VIII, Nova Brasília, Trobogy, Mussurunga, Bairro da Paz e deságua
em Piatã, na 3ª Ponte da Av. Octávio Mangabeira. Apresenta vários afluentes de grande vazão, entre eles os Rios Trobogy, Cambunas, Mocambo, Águas Claras, Cabo Verde, Coroado, Leprosário, Córrego do Bispo, entre outros, que atravessam os bairros de Águas Claras, Cajazeiras II, IV, V, VI, VII e X, Castelo Branco, Sete de Abril, Canabrava, Novo Marotinho, Dom Avelar, São Marcos, Sete de Abril, Vale dos Lagos, Vila Canária e Alto do Coqueirinho." (SANTOS, Elisabet.Org. O caminho das aguas em Salvador: Bacias hidrograficas, bairros e fontes. Salvador, 2010.pag 227)


 Circulo lilas marca local da possível nascente do rio, as setas verdes indicam o curso do rio. Bairro: Aguas Claras

Rio passando entre os bairro de Jardim Nova Esperança e Nova Brasilia

Setas verdes indicando o curso do rio. Entre o Bairro de Nova Brasilia e Trobogy


Mostra um ponto um pouco depois de Agua Claras, exatamente falando, no local chamdo de "PINICÃO", no Bairro de Cajazeiras. Novamente as setas verdes indicando o curso do rio.


Região da Paralela. O Quadrado verde indica o Went Wild e as setas verdes indicam lagoas que compõem o estuario da bacia do rio.

 Região da Paralela, o quadrado marcar a FTC e a seta verde lagoa do estuario da bacia do rio, lagoa essa que por causa das construções imobiliarias na paralela já dar sinais de assoreamento. Sendo que no começo de 2010 ela transbordou e alagou parte da paralela.



Setas indicando outras lagoas que compõem o estuário do rio. Paralela.


O rio atravessando a Paralela para desagua no mar. Setas indicam o curso do rio.

 Rio já na região de Piata. Nota se o aumento significativo do Volume da agua.


O Rio Jaguaribe passando em frente ao Clube do SESC coberto por intensa vegetação.

O Rio Jaguaribe, passando na regiao de Piatã.Nota se que nesse trecho a vegetação que cobre o rio diminui.


O Rio Jaguaribe, depois que se junta ao rio Passa Vaca, alguns metros antes, finalmente chega a seu destino, o Oceano Atlantico.



Comentários

  1. Existe alguma foto antiga do rio?
    Se tiver, você poderia postar?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O rio está agonizando, hoje água totalmente escura. As autoridades não vêem isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o rio já morreu, há umas 3 décadas

      Excluir
  4. O rio está agonizando, hoje água totalmente escura. As autoridades não vêem isso?

    ResponderExcluir
  5. É uma pena que as autoridades não dê o devido valor aos nossos rios , pois estão desprezando a jóia que mantém a vida e o ouro do futuro, "a água".

    ResponderExcluir
  6. Entre 1985 e 1987, tomávamos banho nele. Quando tudo era mato, havia um alargamento dele, uma bacia, onde hoje é a parte mais larga da avenida 29 de março, na região que fica entre a Fazenda Grande II e a Nova Brasília da Estrada Velha do Aeroporto. Pela mata, o rio separava esses dois bairros, e podia ser acessado tanto do lado das Cajazeiras, quanto do lado da EVA. Era a nossa praia, visto que Cajazeiras e Estrada Velha eram “distantes” de tudo, pois só havia uma entrada e uma saída para esses bairros. Passando pela 29/3 pude matar a saudade, ainda que tendo que recriar o local na mente, pois tudo está muito diferente do que era. Nem a Av. Regional existia à época. Também, à época, não tínhamos ideia de que aquele rio era o que nascia nas redondezas do antigo Derba (estrada do Derba e do Batalhão da PRE/PM) e Valéria. Hoje tudo é só lembranças. Saber sobre os rios de Salvador é show!

    ResponderExcluir
  7. Excelente comentário, meu sonho é saber como era a geografia ambiental de Salvador antes de tudo, pena que com o tempo tudo foi destruído.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grosso modo,da Barra atpe Sergipe a geografia costeira era bastante similar..O mar, o promontório(onde foram construidas as vias costeiras) e as lagoas...Arembepe, Itacimirim, Guarajuba e etc., ain da guardam resquicios do que já foi um dia a paisagem da Orla,

      Excluir
  8. Eduarda, as pessoas, a população precisam e têm que se manifestar. Se a população não cobra o poder público não faz. Simples assim. É começar!

    ResponderExcluir
  9. Na parte mais larga da avenida 29 de março ficava a bacia do rio, onde tomávamos banho. A bacia dividia Fazenda Grande I e II X Nova Brasilia e Novo Marotinho. Era só mato, que andávamos, subindo e descendo, até chegar na parte do banho. O rio nasce próximo do mar da suburbana, orla sul, mas, curiosamente, segue para o outro lado de lá, do mar da orla norte…

    ResponderExcluir

Postar um comentário