Rio Lucaia


A bacia do  Rio Lucaia ou Rio Vermelho , "tem suas nascentes nas encostas e grotões do lado leste da Av. Joana Angélica, que vertem para o Dique do Tororó, recebendo contribuições do Campo Grande e parte dos bairros do Garcia, Barris, Tororó e Nazaré, passando pelo canteiro central de toda a Av. Vasco da Gama, sendo alimentada pelas redes de drenagem das localidades de Alto do Gantois, Vales da Muriçoca e do Ogunjá, assim como de parte dos bairros do Engenho Velho da Federação, Engenho Velho de Brotas, Acupe e Rio Vermelho, além do riacho que passa na Av. Anita Garibaldi.


O Rio Lucaia, último afluente natural da primitiva foz do Rio Camarajipe, após fazer o traçado acima mencionado, deságua no Largo da Mariquita, no bairro do Rio Vermelho."

"Na área próxima às nascentes, encontra-se o Dique do Tororó, outrora um lago natural que recebia as águas de pequenos rios e contribuía para originar o rio Lucaia. Alguns historiadores afirmam que o lago original ocupava uma área muito maior, sendo, porém, aterrado em vários trechos" (SANTOS, Elisabet.Org. O caminho das aguas em Salvador: Bacias hidrográficas, bairros e fontes. Salvador, 2010.pag 41).

 Na Avenida Vasco da Gama, o rio Lucaia encontra-se totalmente tamponado no corredor exclusivo para ônibus.




Percurso aproximado do Rio Lucaia (também chamada de rio Vermelho) da sua nascente no Dique do Tororó, até a sua foz no Largo da Mariquita






Local provável da nascente do Rio Lucaia, no Dique do Tororó.



Percurso do Lucaia na Av. Vasco da Cama



Fim do Tamponamento do Lucaia entre a Av. Vasco da Cama e a Rua Lucaia.




Local do antigo encontro entre o Lucaia e o Rio Camarajipe, no local ainda existe um encontro entre o Lucaia e das aguas  proveniente de antigos riachos e córregos (e esgotos) que desaguavam no Camarajipe, possivelmente parte da agua do  Camarajipe ainda chega ate o Lucaia ja que esse canal vai ate a região do Shopping da Bahia (antigo Iguatemi).




Nessa antiga fotografia dar pra perceber o encontro entre o Lucaia e o Camarajipe (chamado erroneamente de Camurujipe) disponível em: http://www.amoahistoriadesalvador.com/?s=rio+lucaia 














De amarelo o provável percurso do Lucaia, em setas vermelhas o provável primitivo percurso do Camarajip
Disponível em: http://www.amoahistoriadesalvador.com/?s=rio+lucaia



Rio Lucaia passando atualmente na Rua Potiguares 







Rio Lucaia seguindo a sua foz.



Disponível em: http://www.amoahistoriadesalvador.com/?s=rio+lucaia






Foz do Lucaia na Praça da Mariquita no bairro do Rio Vermelho cujo o nome recebeu em homenagem ao rio.




Lucaia desaguando no mar

Comentários

Postar um comentário